O INCT Informação Quântica

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Informação Quântica visa o desenvolvimento de pesquisas básicas que conduzam ao desenvolvimento de tecnologias de computação e comunicação quântica.

O INCT de Informação Quântica é um Instituto de pesquisa nacional, fomentado pelo CNPq e pela FAPERJ e composto por 120 pesquisadores principais de 29 instituições de ensino superior e pesquisa do país, distribuídas em 13 estados e 25 cidades. Conta, também, com centenas de estudantes de pós-graduação e iniciação científica e dezenas de pós-doutores.

Constitui-se em uma rede de grupos de pesquisa teóricos e experimentais que colaboram entre si em diferentes temas conectados à área de Informação Quântica.

Principais Linhas de pesquisa

• Teoria de Informação Quântica
  • Criptografia quântica e comunicação quântica.
  • Óptica Quântica teórica, experimental e aplicada.
  • Interface átomo-luz, Memória Quântica e Repetidores Quânticos.
  • Computação quântica com RMN, átomos frios, condensados e ótica linear.
  • Produção e detecção de fótons emaranhados e fótons únicos.
  • Emaranhamento em variáveis contínuas e emaranhamento em sistemas de d(>2) níveis.
  • Computação quântica com matéria condensada.
  • Correlações quânticas em sistemas atômicos de “átomos gêmeos”.
  • Eletrodinâmica quântica em cavidades.
  • Dinâmica e medidas de emaranhamento.
  • Termodinâmica Quântica.
  • Sistemas Quânticos Abertos.