Pesquisador principal do INCT-IQ, Amir Ordacgi Caldeira recebe honraria da Sociedade Brasileira de Física.

Pesquisador principal do INCT-IQ, Amir Ordacgi Caldeira recebe honraria da Sociedade Brasileira de Física

O Prof. Amir Ordacgi Caldeira (IFGW-Unicamp) recebe o prêmio Joaquim da Costa Ribeiro concedido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) na sua terceira edição de 2022. Pesquisador da área de física da matéria condensada, o Prof. Caldeira é reconhecido internacionalmente pelas suas contribuições na descrição dos chamados sistemas quânticos abertos, da qual se destaca o modelo que leva seu nome e o do Prof. Antony Leggett, prêmio Nobel de Física em 2003 e seu orientador de doutorado na Universidade de Sussex (1976-1980). Em 2020, o Web of Science, contabiliza 81 da sua autoria, totalizando 8967 citações.

Pesquisador de referência da área de Informação Quântica, Amir Caldeira foi coordenador do INCT-IQ no período de 2009 a 2014. Orientou 17 dissertações de mestrado e 13 teses de doutorado, contribuindo significativamente para a formação de recursos humanos de destaque, que incluem os professores Frederico Borges Brito (IFSC-USP), Thiago Oliveira (IF-UFF) e Daniel Valente (IF-UFMT), todos membros do INCT-IQ. São incontáveis os alunos que frequentaram seus cursos na graduação e pós-graduação na PUC-RIO (1974-1976) e Unicamp (1980 até hoje), que lembram com carinho a sua energia contagiante e a didática impecável demonstrada nas suas aulas.

O Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro foi instituído em 2019 pela SBF. com o intuito de destacar pesquisadores experientes, contanto ao menos 20 anos de atuação profissional, com reconhecida contribuição ao longo de sua carreira para a Física da Matéria Condensada e de Materiais no Brasil. A honraria leva o nome de uns pioneiros da área de física de matéria condensada no país, um dos fundadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do qual foi seu primeiro diretor científico.